Buscar
  • Nelson Gomes

6 tendências de eCommerce para 2019 e a sua importância.

Atualizado: Out 30

Houve um tempo em que os consumidores apenas compravam o que precisavam e de quem pudesse oferecê-lo. No entanto, como os métodos de compra evoluíram, as preferências do consumidor também. Portanto, a última pergunta a ser feita ao renovar ( ou até mesmo a criar um site de vendas online ) é:


O que é que os consumidores realmente procuram numa experiência de compra ?



Pode começar por fazer uma pesquisa completa sobre as tendências de eCommerce para tentar resolver esse mistério. Além das mais óbvias, como a navegação fácil no site e o envio rápido, há muitos outros fatores a serem considerados para fornecer aos clientes uma loja online de alto nível.


As seis tendências de comércio electrónico que reunimos, de seguida, ajudarão a impressionar os seus clientes:


01. Optimize o seu website para mobile


Até 2021, é possível que as compras realizadas de dispositivos móveis representem quase 72,9% das vendas eCommerce. Os consumidores estão cada vez mais voltados para as plataformas móveis - de forma tão drástica que o Google adotou e implementou medidas de SEO para priorizar os sites para dispositivos móveis. Essa decisão torna praticamente obrigatório garantir que todos os sites que você cria sejam tão bons e funcionem tão intuitivamente em dispositivos móveis quanto na versão desktop.


02. Ofereça vídeos e imagens de produtos em alta qualidade


As compras virtuais podem oferecer muitos dos mesmos benefícios de estar numa loja física. Além do toque e da sensação dos produtos ( ou do vendedor irritante sempre a questionar "posso ajudá-lo com alguma coisa?" ), um site completo de eCommerce pode dar aos consumidores uma ideia de como cada produto é realmente, seja com vídeos ou fotos de alta qualidade.


Os vídeos são uma tendência popular de eCommerce pois mostram a funcionalidade e o design de cada produto como se alguém estivesse realmente a ver na vida real. Por exemplo, o vendedor de moda ASOS usa modelos ao vivo para demonstrar como as suas roupas e acessórios ficam em movimento, numa pessoa real. Também é possível usar fotos nítidas e claras que exibem diferentes ângulos e detalhes de cada produto. Fazer isso, não apenas enfatizará cada produto, mas também proporcionará total transparência sobre os produtos disponíveis para venda - exortando mais consumidores a fazer compras no final.


03. Simplifique o processo de checkout


Devido à influência do "rei do eCommerce", Amazon e de outras marcas dominantes que tomaram a iniciativa, o checkout "sem problemas" tornou-se uma prioridade para sites de Vendas Online que querem converter "compradores de janela (navegador)" em compradores reais - e compradores que continuem a voltar para comprar mais.


04. Vire os holofotes para os usuários


As redes sociais são claramente a forma predominante de marketing nos dias de hoje. E a pesquisa mostra que usar pessoas reais em campanhas de conteúdo geradas por usuários, são as melhores maneiras de comercializar um produto atualmente. Pode incentivar os seus clientes a criar campanhas que envolvam fortemente os seus clientes nas redes sociais.


Um ótimo exemplo é a campanha #2017Wrapped do Spotify, que levou uma enorme quantidade de consumidores a compartilhar as suas melhores músicas do ano por todas as redes sociais, espalhando assim o nome da marca como um "incêndio". Então, se tem um foco predominante no Instagram (se partilha fotos de clientes que usam os seus produtos, por exemplo), pode integrar o feed do Instagram no seu site. Outra opção é envolver influenciadores apresentando-os usando o seu produto no seu site e nas redes sociais. O conteúdo gerado pelo usuário, é sempre uma escolha de marketing inteligente.


05. Escolha a simplicidade


O web design simples é o caminho a percorrer atualmente se quiser manter os visitantes do site por perto e envolvidos com a sua loja online, além de evitar a frustração e a confusão. Isso significa tudo, desde a facilidade de navegação até ao espaço em branco, uma galeria de produtos limpa e o uso limitado de recursos barulhentos. Portanto, só deve implementar tendências criativas de web design quando elas forem excepcionalmente funcionais no design do seu site.


06. Multiplique os seus canais de comunicação


No mundo de compras de hoje, a falta de um bom atendimento ao cliente é uma receita para um negócio em dificuldades. Os consumidores procuram por interações pessoais durante as suas experiências de compra - e, sim, isso se estende ao mundo online. Ao criar o seu website é possível e fundamental integrar recursos comunicativos que evocam confiabilidade, confiança e fortes relacionamentos B2C por meio dos seguintes métodos:


E-mail marketing: esta forma de marketing, ao longo dos anos, provou funcionar para o aumento da fidelidade do cliente - além disso, os resultados podem ser facilmente medidos. Melhor ainda, é possível automatizar e personalizar cada mensagem de e-mail para gerar relações com os seus clientes.


Chat ao vivo: ofereça aos seus clientes suporte prontamente disponível na sua loja online. Não precisa estar sentado na sua secretaria 24/7 para atender os seus clientes. Entre uma opção de captura de leads e a capacidade de acessar o seu Chat em qualquer lugar com uma conexão à Internet através do seu telemóvel ou tablet , estará pronto para responder a qualquer solicitação mesmo quando precisa de fazer uma pausa.


Página de perguntas frequentes (FAQ): para poupar o seu tempo no suporte ao cliente crie uma página que inclua respostas para as perguntas mais frequentes.


Fórum: uma excelente maneira de estabelecer uma comunidade é através de um fórum de discussão online. Os seus clientes acharão isso interessante, e você impressionante. Com um Fórum pode oferecer aos seus clientes oportunidades sociais (por exemplo, "gostar", "partilhar" e comentar em posts de discussão), categorias personalizadas e vários outros recursos intuitivos.


Precisa de uma loja online, renovar o seu eCommerce ou uma Gestão de Redes Sociais eficaz? Fale connosco.

51 visualizações
  • Facebook - Disaine
  • YouTube - Disaine
  • Pinterest - Disaine
  • Instagram - Disaine
  • LinkedIn - Disaine
© 2020 Disaine - Agência de Marketing Digital, Comunicação e Design