Buscar
  • Nelson Gomes

Qual é a Importância das Redes Sociais nas Empresas?

Atualizado: 1 de Jul de 2019

O aumento da popularidade das redes sociais, principalmente no Facebook e Instagram, faz com que a interação entre pessoas e empresas seja cada vez mais frequente.


Ter uma presença nas redes sociais significa estar onde o seu público-alvo está.

Quanto mais visto pelas pessoas que se interessam pelo que a sua empresa oferece, mais rápido o seu negócio vai crescer. Para ajudá-lo a entender o poder do Marketing Digital, falarei neste artigo sobre os principais elementos que fazem das redes sociais grandes ferramentas para alavancar as vendas de qualquer tipo de empresa.


Tráfego de qualidade

As redes sociais são acedidas por um grande número de pessoas todos os dias, boa parte desse público entra no seu perfil mais de uma vez por dia.

Outro fato importante é que esses usuários passam muitas horas na procura de entretenimento e informações, o que torna este tipo de tráfego um dos mais qualificados, perdendo apenas para as visitas originadas nos mecanismos de busca.


Construção de autoridade

Uma boa estratégia para ser visto como autoridade na área do seu negócio, é produzir conteúdo relevante para as redes sociais. Um dos melhores canais para produção de materiais informativos e promocionais é o Facebook. Isto porque a maior rede social do mundo permite vários formatos de publicidade: vídeos, textos, imagens e gifs.

O ideal é variar o tipo de conteúdo e avaliar a aceitação do seu público, mas, mesmo que os seus seguidores interajam mais com vídeos, por exemplo, não deixe de publicar imagens e textos para evitar tornar-se cansativo e também para reforçar que a sua empresa domina o assunto da sua área.


Facilidade de interação com o público

As redes sociais são também um forte canal de interação, devido à facilidade para entrar em contato e ser notificado quando existe uma resposta.

Outro fator que leva as pessoas a interagirem com as empresas nas redes socais é o ambiente mais descontraído, mesmo que virtualmente.


Engajamento do público-alvo

Do mesmo modo que é possível criar uma forte interação com os seus seguidores, também é fácil promover o engajamento com as publicações da empresa.

Primeiro, é preciso conhecer muito bem o seu público-alvo e entender o que ele espera da sua empresa, o que gosta, o que deseja e quais as soluções que procura na internet.

Depois, é necessário criar conteúdo original e relevante em proporção maior do que a quantidade de publicações promocionais, onde mostra os seus produtos e serviços. É importante colocar uma "chamada para ação" no final da publicação, convidando o visitante a interagir ou partilhar a publicação.


Disseminação de conteúdo

Uma das funcionalidades mais interessantes das Redes Sociais, principalmente no Facebook, são os avisos sobre gostos e partilhas.

Isto ajuda muito no crescimento das empresas porque espalha as publicações que o público mais interage, divulgando gratuitamente o conteúdo para um número muito maior de pessoas.


Vinculação de anúncios

Além de publicar conteúdo gratuitamente, é possível atingir um público muito maior usando as ferramentas de publicidade paga.

Com os avanços em termos de publicações patrocinadas, as empresas conseguem direcionar as suas publicações para públicos muito bem segmentados, o que aumenta a probabilidade de realizar vendas.

Os custos para anunciar nas Redes Sociais, exceto o Linkedin, que é o mais caro, é relativamente baixo e pode começar com um investimento de poucos euros por dia.

Como verificou, as vantagens de usar as Redes Sociais profissionalmente são muitas... Ter uma presença digital é chegar ao potencial consumidor, impressioná-lo desde o primeiro minuto e manter uma relação mesmo depois de realizadas as conversões.


Precisa de ajuda digital para a sua empresa? Fale connosco!


E não se esqueça:

A sua concorrência já se encontra online!

116 visualizações
  • Facebook - Disaine
  • YouTube - Disaine
  • Pinterest - Disaine
  • Instagram - Disaine
  • LinkedIn - Disaine
© 2020 Disaine - Agência de Marketing Digital, Comunicação e Design