Buscar
  • Nelson Gomes // Disaine

Vamos criar o seu Logo?



A função de um logotipo vai muito além de ser apenas um elemento visual bonito que vai usar no dia-a-dia da sua empresa. O logo é o ponto central dos seus esforços de branding, e deve representar a essência da personalidade da sua empresa.

Veja algumas regras a serem seguidas para criar um excelente logo, desde aquelas que são um consenso em relação ao uso de fontes manuscritas até a regra que mostra que nome e “tagline” (ou “slogan”) devem estar equilibrados.


Explore os ícones conceituais

Em termos de design de logo, um ícone é um elemento visual simples que capta o espírito da sua marca. Um equívoco muito comum é a ideia que o seu ícone deve ser literalmente uma imagem que mostra o seu produto ou serviço. Pode explorar ícones mais conceituais ou até abstratos para enfatizar o que faz a sua empresa. Vamos usar a Nike como exemplo, o ícone emblemático evoca uma sensação de movimento e velocidade. Muito adequado para uma marca de material desportivo. Pense no seu ícone como um símbolo ao invés de uma imagem. Ele precisa ser altamente visível e facilmente reconhecido. A vantagem de ter um ícone mais gráfico é o fato deste, frequentemente, ter um peso visual maior.

O ideal é ter um ícone suficientemente simples para que os seus clientes possam se lembrar dele mesmo depois de um simples olhar. No exemplo abaixo, a marca usa um ícone que traz à mente do cliente a superfície reluzente de um carro limpo!


Experimente a relação entre maiúsculas e minúsculas

Às vezes são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Algo simples, como a relação entre maiúsculas e minúsculas pode levar a sua marca para outro patamar. Tradicionalmente, os logotipos em letra maiúscula transmitem uma forte sensação de autoridade, enquanto o uso de letra minúscula projeta um ar mais acessível e descontraído. Isso não quer dizer que não possa usar um texto em letra maiúscula ao mesmo tempo em que suaviza a aparência com sua escolha de cores. É tudo uma questão de equilíbrio.


Entenda as fontes manuscritas

Tipografia criativa continua a ser uma das principais tendências do design de logos em 2018. Um exemplo desta tendência são as fontes manuscritas. Elas transmitem uma sensação peculiar e verdadeira que, com toda a certeza, vai encantar qualquer cliente. São especialmente eficientes quando usadas como a fonte da sua tagline.


Equilibre a sua tagline

Vamos falar agora sobre a sua tagline ou slogan. Uma regra simples que deve ser seguida para garantir que o seu logotipo faça todo o sentido é sempre manter a sua tagline menor que o seu nome. É por esse motivo que sugerimos "alguma coisa" de, no máximo, 25 a 30 caracteres. Pelo mesmo motivo, se está a usar uma fonte mais grossa para o seu nome sugerimos usar uma mais fina (ou mais básica) para a tagline.


Ajuste o seu nome e tagline

Lembra-se da regra de ouro do design? É isso mesmo, tudo gira em torno do equilíbrio visual. É por isso que, apesar da dimensão ser menor, a sua tagline deve estar sempre perfeitamente alinhada com seu nome. Isto vai dar aos seus visitantes e clientes em potencial uma sensação natural de harmonia.

No caso do seu nome ou slogan serem consideravelmente maiores, você pode facilmente resolver isso ajustando a fonte ou o tamanho de um dos elementos.


Deixe o seu logo respirar

Exatamente como a Mona Lisa, existem alguns logos que ficam melhor com uma bonita moldura ao redor. Se decidir seguir nesta direção, certifique-se de deixar espaço suficiente entre a moldura escolhida e o logo. Essencialmente, deixe algum espaço para o logo “respirar”. Se ficar um pouco apertado, simplesmente aumente a moldura ou diminua o tamanho da fonte.


Verifique se está legível

A sua obra-prima vai estar presente em diversos locais, desde o cabeçalho do seu site até aos seus cartões de visita. Independente de onde vai aparecer, o texto deve ser sempre legível. Para ter a certeza disso, anote o tamanho do texto e a fonte usada e verifique o resultado final em diversas plataformas (Facebook, Twitter, etc.) e em diversos dispositivos (desktop, smartphone, tablet, etc.). Se estiver muito difícil de ler, de que adianta ter um logo? Para que ele atenda plenamente ao seu propósito, certifique-se de que é legível em qualquer situação e para qualquer cliente em potencial.


O seu plano de fundo é importante

Seguindo o tema da visibilidade, escolher uma cor para o seu plano de fundo que tenha um bom contraste com o seu texto é outra forma de se assegurar que seu logotipo está sempre visível. Se a cor do seu texto é branca, escolha uma cor escura para seu fundo, como o preto. Tão simples e no entanto tão eficiente.


Alinhe todos os seus elementos

Para esta "dica" voltamos à regra de ouro do design que já mencionamos. Uma vez que tenha todos os seus elementos (nome, tagline e ícone) é imprescindível que eles estejam bem equilibrados entre si. Apesar de não haver regras rígidas a respeito disso, para evitar surpresas desagradáveis, sugerimos alinhar todos os seus elementos na mesma direção, à esquerda, ao centro ou à direita. Lembre-se, o seu design e conteúdo devem ser uma coisa só.


Dimensione o seu ícone

O tamanho do seu ícone pode afetar a colocação de alguns outros elementos do seu logo. O seu ícone nunca deve ter uma altura menor que seu texto. Para acertar isso, pode dimensionar o seu ícone para ser da mesma altura do seu texto ou até um pouquinho maior.



Pronto para marcar a sua presença na internet? Fale já connosco!

0 visualização
  • Facebook - Disaine
  • YouTube - Disaine
  • Pinterest - Disaine
  • Instagram - Disaine
  • LinkedIn - Disaine
© 2020 Disaine - Agência de Marketing Digital, Comunicação e Design